Um final feliz ersatz
Segundo Lemony Snicket, autor da coleção Desventuras em Série, ersatz significa uma coisa falsa, algo que devia ser uma coisa e na verdade não é, como a vida dos irmãos Baudelaires, que deveria ser cheia de amor e carinho. Como sabemos, após a morte dos pais em um incêndio, os irmãos Baudelaires têm passado por várias desventuras, principalmente causadas pelo Conde Olaf, sempre disfarçado, e pelo descuido de seus tutores. Neste livro, a história dos órfãos não se torna nem um pouco melhor, pelo contrário, parece que a história vai ficando cada vez mais cheia de mistério e desventuras.
A história começa na Avenida Sombria, localizada a poucos quarteirões da antiga casa dos Baudelaires e considerada uma da partes mais requintadas da cidade. É no número 667, a cobertura de um dos prédios mais luxuosos da cidade, que os órfãos irão viver com seus novos tutores, Jerome e Esmé Squalor.
Antes de começar a contar o resto da história preciso explicar algo simples, mas que fará toda a diferença. Na história, os tutores dos irmãos Violet, Klaus e Sunny são muito ricos, e Esmé é a sexta consultora financeira mais importante da cidade e, assim como as pessoas importantes, os Squalor estão sempre dentro da moda, ou seja estão sempre in. Ser in é ter, ser ou fazer algo na moda, o contrário de out, que é fora da moda. Assim como os Squalor, toda a vizinhança se preocupava com o que estava in ou out, o que explica o fato de, assim que chegarem, os Baudelaire encontrarem tudo escuro. Naquela época o escuro estava in, assim como os elevadores out, dessa forma, os irmãos Violet, Klaus e Sunny, para poderem encontrar com seus tutores, tiveram que subir 66 lances de escada, o que não é nada fácil para 3 crianças, sendo uma delas um bebê.
As crianças foram bem recebidas pelos Squalor, em especial por Jerome, que sempre quis cuidar deles e tinha sido amido da mãe dos Baudelaire. Logo de cara os meninos tiveram que entender que, tudo na casa tinha que ser in, assim como eles. Logo receberam ternos risca-de-giz, que estava in, tiveram que tomar martini aquoso, que é martini sem álcool, só água e azeitona, mas logo depois tiveram que mudar para o refrigerante de salsa, por martini aquoso estava out e o refrigerante in.
Tudo parecia ir bem, na medida do possível para a vida dos órfãos, porém, um dia eles se deparam com um leiloeiro que iria ajuda Esmé a organizar o Leilão in, o qual ela fazia todos os anos, e percebem que é mais um dos disfarces do terrível Conde Olaf.
Como nas outras histórias, as crianças passam por maus bocados, aqui elas descobrem um elevador erstaz, fabricam uma corda com extensões, gravatas e prendedores de cortinas, encontram os trigêmeos Quagmire presos em uma jaula no final do poço do elevador, criam maçaricos improvisados, caminham por uma passagem secreta e muitas outras coisas para poder impedir o Conde Olaf de, mais uma vez, roubar a fortuna dos Baudelaire. Porém, como é de se esperar, o Olaf, novamente se safa dessa e os Baudelaire acabam mais uma vez sem saber o que virá pela frente.
![]() |
| Sexto livro da coleção Desventuras em Série |

Comentários
Postar um comentário